quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015


                                  Retratos da Brasilidade

 

 

  Raquel Júdice Gonçalves


A diversidade e a riqueza presentes na cultura brasileira estão na exposição “Retratos da Brasilidade”, realizada pelo Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP). Estive presente no dia 25 de fevereiro para visitar o local. Me deparei com autores desconhecidos, fiquei sabendo que alguns vieram para o Brasil só para observar e retratar um país estrangeiro, outros já tinha ouvido falar pelo reconhecimento, estilo pessoal, técnica e talento. Vi gravuras, desenhos, pinturas e fotografias, todos compondo um cenário Brasileiro. Passei os olhos por diversas telas em diferentes temas e épocas. Encontrei uma Baiana, fotografada pelo contemporâneo fotografo de moda J.R. Duran, a moça estava em uma saia branca rodada com grandes colares e acessório na cabeça, mas o principal ponto da foto era o sorriso dela, que remete a uma Bahia onde o povo é feliz, que canta e dança, e podemos afirmar que essa foi uma fiel representação. Descobri, pela grande obra de Aldemir Martins, que é só no Brasil que se usa rede como descanso, balanço e até deitar a vista do mar, pude enxergar isso na sua obra "A rede" como tentativa de representar algo que é de nosso uso. O carnaval e as festas não podiam deixar de ser mostrads, telas cheias de pessoas festejando, seja na capoeira, no samba ou nas danças que faz a cultura afro brasileira. Chegando na parte do imaginário religioso, fiquei estagnada diante de um grande quadro de Waldemiro de deus, pensando em todas as simbologias que a religião no Brasil traz. Por fim escolhi meu quadro favorito, que faz parte da fauna e flora brasileira, é o "Papagalia" do Claudio Tozzi, ele representou perfeitamente em uma proporção grande uma ave do céu brasileiro, um belo pássaro pintado de forma detalhada que quando nos aproximamos, é possível enxergar pontos minúsculos coloridos fazendo lembrar as cores vivas de um país tropical. Para terminar, não podia faltar o nosso famoso futebol, representado em fotos e desenhos, onde nos leva a refletir a paixão dos brasileiros pelo futebol. Em toda essa trajetória, conheci o Brasil nas suas qualidades, mas senti falta das mais belas praias, não encontrei nenhuma representação do paraíso praiano que temos. Por isso se o objetivo dessa exposição era alcançar a representação brasileira em diversas obras, ela não alcançou tudo, pois faltou mais, e como patriota desse país lindo por natureza, temos muito mais a mostrar, que talvez nem caberia em uma exposição.




                                             Aldemir Martins, a Rede, 1982, 130 x 195 cm




                                                    
                                                    Waldomiro de deus,  tambores do Maranhão, 1998, 195 x 158 cm

 

                                          Claudio Tozzio, papagalia, 1980, 160 x 160 cm



Informações

Entrada: gratuita
Período de visitação: 4/6 a 24/8
Horário: 9h às 17h
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Serviço Educativo: exposicoes@camara.leg.br
Mais informações: 0800 619 619 e cultural@camara.leg.br






quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

"Leonardo da Vinci, a natureza da invenção"

Exibindo IMG_2377.JPG

Por Bruno Massagardi


O Centro Cultural Fiesp, na Av. Paulista, recebe desde novembro de 2014 a exposição  "Leonardo da Vinci, a natureza da invenção". São mais de 40 objetos reproduzidos a partir de desenhos e maquetes, que contam um pouco do trabalho e das ideias do intelectual.

Nada é fechado. O lugar é aberto e eles fizeram divisoes com cartazes e com as próprias obras. É bem integrado e tem essas leves divisões para facilitar a visualização.


O que mais me chamou a atenção foram as reproduções dos projetos de Da Vinci. Sinceramente, da obra dele o que mais conhecia era a Monalisa. Porém, com essa visita pude conhecer a gama de áreas em que ele trabalhou e o quanto era a frente do seu tempo.

Um exemplo é a Máquina de cardar com movimento alternativo. Ela penteia o tecido de lã, a fim de torná-lo flexível e mais resistente. A exposição traz o projeto reproduzido, com um totem que conta a história da construção em português, inglês e italiano (língua nativa de Da Vinci).



Vale a pena a visita, é algo bem diferente do que estamos acostumados a ver e ouvir sobre Leonardo da Vinci.

Informações:
Exposição Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção
Local: Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso.
Endereço: Avenida Paulista, 1.313.
Quando: de 11 de novembro de 2014 a 10 de maio de 2015, das 10h às 20h.
Entrada gratuita e com classificação indicativa livre

A Arte da Lembrança - a saudade na fotografia brasileira

 Por Marcella Mariani Soares

A exposição "A arte da lembrança - a saudades na fotografia brasileira" está no Itaú Cultural (subsolo e 1° andar) desde o dia 21 de Janeiro/2015 e irá até 8 de Março de 2015, contém fotos de 36 artistas brasileiros, que transmitem o sentimento da saudade, ou seja, você olha para alguma fotografia e se lembra do passado.
A mostra é formada por diversos tipos de fotografia e são separadas por "categorias/títulos", por exemplo a parte que só tem fotos de mulheres vestidas de noivas, chamada "Levar o véu"(a parte da exposição que mais gostei, pois são fotos "menos pesadas", além de ter uma carta exposta com a declaração da mulher ao marido e o mais interessante é uma foto com bordados à mão.  "Árida como a Morte" lugares destruídos, onde só o que resta são destroços da construção.

Walda Marques (Belém,PA, 1963) - Série Expia Marajó - Recordações: a Carta, a Noiva e a Penteadeira,2004/2014. 

Nario Barbosa (Cedro de São João, SE, 1967) - Sem Título, 2012 - bordado sobre reprodução fotográfica -  60 x 45 cm  (as duas fotografias têm o mesmo tamanho).

O legal que você pode pegar de graça um livro que tem todas as exposições da obra.

Informações da Exposição:

  • Preço: Gratuita;
  • Quando: De terças às sextas, 9hs às 20hs;
  • Local: Itaú Cultural - Av, Paulista, 149 ;
  • Data: 24/Jan à 8/Mar


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

OBS.

Blog dos alunos do 3° Semestre de Publicidade e Propaganda da Facom com o intuito de postar a opinião dos alunos sobre diferentes exposições de arte, que serão visitadas ao longo do semestre.
 Este blog foi criado para a aula de Estética, lecionada pela Professora Edilamar Galvão da Silva.

Qualquer dúvida podem consultar a Professora pelo e-mail: 
dilagalvao@gmail.com