Cor e Estrutura - Desenhos e Colagens de Renata Tassinari
Carolina Nardinelli
Esta exposição, localizada no Instituto Tomie Ohtake, estão expostas em torno de 50 obras da artista (formada pela Faap) Renata Tassinari. Em suas obras, a artista procura inovar formas de pintura e colagem utilizando cores e formas simples.
A minha opinião pessoal sobre a esta exposição está em uma zona cinzenta. Por um lado, não sou fã do tipo de arte cujo objetivo.... não está claro. Para eu poder apreciar arte preciso primeiramente saber se foi feita para ser entendida ou não. Nesta exposição em particular, não sei onde a artista está se posicionando.
Para mim arte tem que ser um ponto de exclamação. Ao contemplar arte, o indivíduo tem que sentir alguma coisa. Arte que está sendo exposta deve ter algo a representar ou dizer, não simplesmente ter sido feita, e quando alguém sai de uma exposição, algo tem que ter mudado neste indivíduo.
Há diferentes maneiras de apreciar algo, por isto acho importante saber o que uma obra quer comunicar, qual é o seu propósito. Se ela é claramente abstrata, irei apreciá-la esteticamente. Se ela for renascentista, irei apreciá-la logicamente. Quando ela não é identificável, sinto que não estou conseguindo absorvê-la apropriadamente.
Mudei um pouco como me senti sobre a exposição quando ouvi um moço falar que algumas estavam tentando mostrar que com simples cores e formas, simples composições, era possível criar ilusões de ótica. Em algumas destas fotos, por exemplo, dá para reparar que a artista tentou mostrar como cores mudam quando coladas ao lado umas das outras. O verde, na foto abaixo, aparenta estar diferente quando o observamos somente ao lado do azul, ou somente ao lado do cinza.
Assim como a exposição como um todo é confusa, meus sentimentos por ela também são. Honestamente, este tipo de exposição não é específico do meu gosto pessoal, porém acho sair da minha zona de conforto muito importante e senti que consegui absorver algo deste evento de algum modo, o problema foi saber exatamente o que.
Data: 10/03/2015
Preço: entrada gratuita
Onde: Instituto Tomie Ohtake, aberto de terça a domingo das 11 às 20h
Até Quando: de 06/02/2015 até 29/03/2015