A exposição da artista Ana Durães é composta por 20 obras e leva esse nome por serem telas criadas para o personagem Domingos Salvador da novela Império da Rede Globo, interpretado por Paulo Vilhena. As pinturas tem características expressionistas e mostram a forma com que o personagem, um esquizofrênico, enxergava as pessoas e o mundo.
O dono da Galeria, Luis Maluf, explicou que a artista é considerada uma "ghost painter" e que suas obras são geralmente inspiradas em personagens que interpretam artistas plásticos nas novelas, como foi o caso de Salvador. Ela também já fez quadros para novelas como "Cheias de Charme" e "Ciranda de Pedra".
O que mais me chamou a atenção foi o fato de que algumas obras da exposição foram leiloadas no início de abril e toda a verba foi revertida ao Instituto Municipal Nise da Silveira, um centro psiquiátrico que trata principalmente pacientes esquizofrênicos. Uma dessas obras é essa da foto ao lado.
A maioria das telas retratam rostos sempre muito expressivos e tem uma carga dramática. É muito interessante quando vemos a pintura e associamos ao personagem, é possível perceber essa carga, e as expressões revelam as emoções dele (sofrimento, desespero...) que ele talvez não fosse capaz de demostrar claramente por causa da doença. Outro motivo que me cativou e fez com que eu quisesse visitar a exposição foi o fato de que o próprio ator Paulo Vilhena é um dos curadores e durante o processo de criação de seu personagem ele esteve o tempo todo em contato com a artista.
Informações:
Local: Galeria Luis Maluf
Rua Peixoto Gomide, 1887. Jardim Paulista.
Entrada gratuita.
Data: 03/04/2015 a 24/04/2015
De terça a sábado das 11 às 18horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário