quarta-feira, 27 de maio de 2015

AFRICA AFRICANS

Allan Hasbani - 41414936






O Museu Afro Brasil promove a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil. O projeto Africa Africans, traça um panorama da recente criação visual do continente por meio de obras de artistas de diversos países africanos.



 A exposição conta com cerca de 100 obras, de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens, além de outras obras de arte africana, pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu.  




O que chama mais a atenção, na parede do museu, é uma enorme Cortina dourada. Olhando de longe, parece uma joia em decomposição, mas de perto, tudo aquilo se revela num conjunto de tampinhas de garrafa de uísque e rum, achatadas e costuradas com fios de cobre. El Anatsui é o artista ganense responsável pela obra, seu trabalho feito de lixo faz jogo duplo com o luxo, marca da arte contemporânea da África. 

 

A exposição tem foco na criação de artistas africanos, nascidos e residentes no continente ou fora dele, assim como artistas de origem africana que, mesmo tendo nascido fora da África, dialogam com a pluralidade de experiências estéticas e sociais presente nas diversas regiões do continente. O racismo fez com que um laço se perdesse, entre o Brasil e o continente africano, ao longo da história. Isso ocorre por conta da sociedade brasileira que busca uma visão alterada de uma África criada pelo imaginário. A imagem que a mídia nos passa, é de um continente ruim e pobre, que afunda cada vez mais. Porém, a África atual é muito rica e vislumbrante na cultura, tendo consigo algo único e místico.




Serviço: Quando: De terça a domingo, das 10h - 17h, até 30/08Onde: Museu Afro Brasil, pq. Ibirapuera, portão 10, tel (11) 3320-8900www.museuafrobrasil.org.brQuanto: Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário