quarta-feira, 27 de maio de 2015

Joan Miró - A Força da Matéria


Critica feita por Luiza Quintella - 41415851




O  Instituto Tomie Ohtake traz ao Brasil uma exposição dedicada ao artista Joan Miró (1893-1983). Esta constituída por 112 que incluem pinturas, desenhos, esculturas, objetos, e fotografias. As peças pertencem à Fundação Joan Miró, em Barcelona e a coleções particulares. 









A exposição esta dividida em três grandes blocos cronológicos. Nos anos 30 e 40, as obras são principalmente feitas em pinturas e desenhos e ligadas a Guerra Civil Espanhola e Segunda Guerra Mundial. No final da década de 20, Miró começou um processo de “assassinar a pintura”, que tinha como objetivo terminar com a concepção clássica de pintura. A partir deste momento, Miró começa a produzir colagens e objetos mais diversos. Já, nos anos 50 e 60, com uma maior diversidade das técnicas, Miró passa a ter grande interesse em esculturas e nos anos 70, continua a criticar e questionar qual seria o sentido final da arte, representado isso pelas gravuras. 







Miró é conhecido por produzir obras em que o pensamento seja mais ágil do que a produção em si. Com isso, o resultado torce-se sendo algo agressivo e repleto de experimentações. 


A exposição gira em torno de uma questão principal: a espontaneidade. Espontâneo é aquilo feito sem premeditação, sem medo das consequências. Trata-se de um processo criativo, principalmente presente nas pinturas iniciais do artista. As linhas finas e caligrafias que se curvam e se alargam, assim como as cores que ajudam na construção do espaço trazem lógica em seus desenhos. 









Mulher III - Joan Miró
1965
Oleo e acrílico sobre tela
Fundação Joan Miró, Barcelona










Tendo como exemplo a obra acima, Miró apresenta uma personagem principal, onde a função representativa corresponde a cor. Possua traços mais largos nos contornos da figura e mais leve no fundo e espações interiores. Miró anula o retrato e foca mais no estereotipo da visão da mulher. 


Serviço:
Local: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés, - Pinheiros
Visitação: 24 de maio a 16 de agosto de 2015
Horário de entrada: 11h às 15:30/16h às 19h - Quarta-feira a domingo (segunda-feira o museu se encontra fechado e na terça-feira a entrada é gratuita)
Valor: R$10,00 inteira e R$5,00 meia

Nenhum comentário:

Postar um comentário